quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Outono


As coisas são como são!
Estava eu a preparar-me para trabalhar sobre o texto que se segue:

“… A seca meteorológica mantém-se em quase todo o território continental, sendo que 37% do território se encontrava em situação de seca moderada, 34% seca severa e 25% seca fraca. Apenas 4% se encontrava em situação de seca normal e chuva fraca.”

Eis senão quando, vindo da rua, oiço um barulho conhecido mas impensável. De início não queria acreditar, mas ele estava lá. A ponto de me ter levantado e ido à janela confirmar o que supunha. E de ter, acto contínuo, ido apanhar a roupa pendurada a secar.
Que chovia e ventava como mandam os bons manuais invernosos.
O Outono está aí, para quem tiver dúvidas. Esperemos que com água suficiente para inverter o relatório do Instituto de Meteorologia acima transcrito, referente ao mês de Agosto em Portugal.
Até porque, e para o complementar, o Instituto da Água diz-nos que:

“No último dia do mês de Setembro de 2009 e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se uma descida no volume armazenado em todas as bacias hidrográficas monitorizadas.
Das 56 albufeiras monitorizadas, 2 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 21 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total.
Os armazenamentos de Setembro de 2009 por bacia hidrográfica apresentam-se inferiores às médias de armazenamento de Setembro (1990/91 a 2007/08), excepto para as bacias do Cávado/Ribeiras Costeiras, Tejo, Guadiana e Ribeiras do Algarve.”

E se juntarmos estes dois relatórios com o que nos vêm contando alguns municípios e as suas dificuldades em captar água do subsolo para consumo humano, precisamos mesmo que chova, por muito tempo.
Porque é que este tipo de informação não tem sido divulgada por governantes e media? Bem, não convirá avisar que a natureza está síncrona com a crise e com o desemprego e com a gripe e com a abstenção e com…

Texto e imagem: by me

Sem comentários: