sábado, 6 de setembro de 2025

Dizem que não há amor como o primeiro




Há quase 50 anos comprei a minha primeira câmara SLR: uma pentax MX, acompanhada por uma 50mm 1:1,7. Uma escolha feita em função daquilo que o dinheiro disponível permitia e fruto da opinião de um mestre e amigo. Ainda a tenho.

Menos de um ano depois comprei a minha primeira objectiva adicional: esta Pentax-M 75-150mm 1:4. Ela não ficará ofendida se disser que não é uma objectiva de grande qualidade, mas fez tudo aquilo que dela quis e com ela comecei a minha actividade fotográfica remunerada. E fartou-se de trabalhar.

Com o passar dos tempos, outras escolhas e orçamentos surgiram e foi ficando para segundo plano mas sempre tão bem conservada quanto o possível. A ponto de, e se eu não estiver enganado, possuir ainda as trampas com que a comprei, apesar de ter muitas outras iguais ou equivalentes.

No projecto que agora tenho em mãos e que envolve todo o material que tenho, ela voltou a estar nas minhas mãos um bom pedaço de tempo, bem mais que apenas o mudar de local de arrumação ou limpeza.

E foi interessante o que senti e lembrei só por a ter manuseado por um bocado. Aquilo que vi através dela, caminhos que percorri com ela pendurada no ombro fixa ou não na câmara, o impacto que tinha junto de quem nada sabia do assunto ao olhar para ela comprida e orgulhosa...

Na segunda parte deste projecto que vou construindo ela será usada consciente e deliberadamente. Tal como todas as suas companheiras de prateleira ou mala. E vai ser divertido, mais que a usar, conversar com ela. E aprender com ela tudo o que ela tiver para me ensinar.

 

Pentax K1 mkII, Pentax-M macro 50 1:4


By me

Sem comentários: