domingo, 20 de março de 2022

Bom ano




Só para recordar que hoje acontece aquilo que aprenderam na escola: começa a Primavera.

Claro que também aprenderam como identificar a Estrela Polar e a importância que teve ou tem na orientação em viagem. Talvez se recordem também que é ao meio dia que o sol está mais alto no firmamento, a menos que as regras humanas assinalem outras horas que não as astrais.

São estas pequenas coisas que aprendemos na escola que são do conhecimento da espécie humana desde que ela começou a tentar perceber o que nos cerca. Há uns milhares de anos, quando não milhões.

E estas pequenas coisas que aprendemos na escola e quase esquecemos, são coisas que todas as culturas aprenderam e fizeram delas conhecimento base. Muito para além ou integradas em crenças em divinos, independentemente do modo como registavam em pedra ou barro os saberes.

Hoje não damos a devida importância a estas pequenas coisas. Em seu lugar, assinalamos nascimentos ou mortes de pessoas, batemo-nos para que algumas dessas pessoas seja consideradas mais importantes que outras e defendemos até à morte os limites dos terrenos onde existimos e onde as nossas regras são mais importantes que as dos vizinhos.

Centrámos os nossos saberes e importâncias em nós mesmos, menorizando o universo onde nos inserimos. Um universo que se sobrepõe ao que somos e fazemos, que existe desde antes de nós e existirá quando já não existirmos.

Apesar disso saiba-se que ainda existem algumas tradições realmente ancestrais que celebram a data de hoje. Os descendentes dos antigos Persas, por exemplo, assinalam o dia de hoje, Equinócio da Primavera, como sendo a passagem de ano. Os dias maiores que as noites, as primeiras colheitas, as primeiras crias dos animais que temos connosco ou caçamos para comer... é, de acordo com essas tradições ofuscadas por crenças e religiões, um novo ciclo que começa, cheio de promessas palpaveis concretas.

Menosprezar os saberes antigos é menosprezarmo-nos com a ilusão de sermos importantes quando o não somos. Até esta pedra é mais antiga que a humanidade, apesar de me caber na mão.

Bom equinócio e bom ano para todos!



By me

Sem comentários: