quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Critérios




Não me preocupo de todo com o futebol.

Não me tira o sono excepto em trabalho, as enchentes de público que atrapalham o normal fluir da cidade, e os humores dos adeptos que pintam os rostos matinais de quem ainda mal acordou a caminho do trabalho.

Mas dá-me algum gozo ver como a comunicação social trata o mesmo evento em função do resultado.

Ontem uma equipa portuguesa perdeu em casa com uma importante equipa estrangeira. E é ver como os jornais portugueses falam do assunto em “caixa pequena”, alguns nem mesmo fazendo referência disso na página de entrada da web.

Claro que mostram toda uma panóplia de assuntos negativos, da política à economia nacional ou pessoal. E crimes de sangue. E figuras públicas acusadas de qualquer coisa. E desastres com vítimas. Agora uma derrota no futebol…

Se fosse uma vitória seria assunto de meia página ou página inteira, com letras garrafais e rasgados elogios à equipa e às capacidades nacionais. Mas uma derrota…

“Pode ser que não dêem por isso.”, será talvez o pensamento de quem decide os conteúdos das primeiras páginas. “Temos que lhes dar assuntos negativos para que entendam que as suas vidas, afinal, não são tão beras quanto isso. Temos que os ajudar a sublimar as suas frustrações do quotidiano.”, é o lema de directores e editores. “Mas uma derrota futebolística é demasiada desgraça para uma primeira página!”

 

Ora bolas para as opções editoriais e os seus deveres de isenção e pluralidade condicionados por interesses obscuros.


By me

Sem comentários: