domingo, 29 de dezembro de 2019

Tampas raras




Isto de ir recolhendo, fotograficamente, as tampas que todos pisamos e às quais ninguém presta atenção, pode levar-nos e encontrar pequenas preciosidades.
Algumas, como em Lisboa, contêm o clássico logotipo da cidade: a caravela com os corvos. Outras estão identificadas com o nome da empresa sob cuja tampa estão instalados equipamentos ou condutas: comunicações, líquidos ou gás, energia…
Em regra, letras e poucos desenhos, o que caracteriza a maioria dos logotipos de grandes empresas ou instituições. Simplicidade e rapidez de identificação, aliadas à facilidade de impressão ou apresentação em diversos suportes e mono ou pluricromáticos. Aqueles que se dedicam a artes gráficas sabem do que estou a falar.
Este exemplar reúne o insólito a dois níveis: um logotipo muito elaborado e com muitas curvas e a sua inscrição numa tampa, com o que isso implica de complexidade e custo de produção.
Não falo ideia de quanto tempo vigorou o logotipo até ser transformado em algo mais simples. Dele restarão os impressos não usados, as cartas enviadas e esta tampa, numa rua da Amadora.


By me

Sem comentários: