segunda-feira, 20 de março de 2023

Peças raras



 

É verdade que sim! Gosto de me passear pelas feiras de rua, em particular as de velharias e artesanato, por vezes tudo misturado na mesma banca.

As mais das vezes o que consta por lá não me interessa, pelo que acabo por não fazer despesa. Mas às vezes...

Às vezes aparecem, no meio de muita tralha, pequenas coisas em que o meu olho se prende e acabo por trazer uma preciosidade. Claro que o conceito de preciosidade varia muito com quem classifica.

Daquela vez foi num local onde não tinha ainda estado e não ía com grandes ou pequenas expectativas: avaliar o locar e os vendedores, que variam muito em função dos eventuais clientes da zona.

Numa banca, meio perdida, esta caixinha. Pequenina que é, quase nem se notava, não fora a alvura da toalha, que a deixava em evidência. Pedi para ver e era o que pensava: um rolo de película fotográfica. De um formato que não conhecia, mas que mais tarde vim a saber ser 16mm, o mesmo que consta nas cassetes formato 110.

Três coisas me atraíram: os três euros que me pediram por isto, o formato e a data de validade. Junho de 1957. Confesso que rolos antigos não são a minha paixão. É sabido que perdem qualidades de registo, ou sensibilidade, com o passar do tempo. Creio ter lido ou ouvido algures que será algo como metade da sensibilidade por cada dez anos.

Sendo certo que a embalagem tem escrito 30º Sch, que corresponde a Scheiner, que o fabricante é alemão, o faz com a escala seja a europeia e não a americana, e consultando uma tabela de equivalências de diversas escalas de sensibilidade, temos que em 1957 a sensibilidade correspondia a ISO 64, em valores e escalas actuais.

Usando a regra do “metade por cada dez anos”, temos que se quisesse usar este rolo hoje, supondo que tenho câmara para ele e não tenho, teria que pensar que tem uma sensibilidade de 1 a 2 ISO.

Já fotografei, há uns bons 40 anos, com película de sensibilidade 6 ISO. Agora 1 ISO, juro que nunca.

Fica, como está, junto com algumas outras peças estranhas ou incomuns, de âmbito fotográfico, que por aqui tenho.

Na fotografia ilustrativa, a caixa que comprei e a tampa de uma caixa de um rolo de 35mm, hoje o habitual nas lojas.


By me

Sem comentários: