segunda-feira, 6 de junho de 2022

Só um bocadinho




Oh pah! Vocês que me desculpem, mas se há coisa que me tira do sério em fotografia é ver imagens ”um bocadinho” tortas.

Claro que a criatividade e a representação do universo como o vemos ou sentimos não tem limites. Nem pequenos nem grandes.

Sabemos que o mar, lá no horizonte, é tão curvo quanto o planeta. Mas este é tão grande que criámos um termo para a forma como o vemos: horizontal!

Também sabemos que candeeiros e prédios têm uma verticalidade matemática. A tal ponto que a Torre de Pisa é icónica por o não ser. E só uma situação de perspectiva forçada mostra postes e empenas tortas. Ou então deduzimos de imediato que houve um acidente ou que o prédio está para cair.

O “só um bocadinho” torto incomoda-me. Não apenas põe em causa o equilíbrio do universo (supondo que ele existe) como demonstra falta de cuidado do fotógrafo. Na tomada de vista ou na edição.

Claro que até pode ser propositado. Criar desconforto em quem vê a imagem, demonstrar um estado de desânimo ou de bebedeira, de protesto contra as regras instituídas... claro que pode ser propositado, este entortar o que é horizontal ou vertical. Mesmo que “só um bocadinho”.

Se o objectivo é incomodar-me, conseguem-no. Mas as mais das vezes não é. Paisagens paradisiacas, fins de dia explêndidos, urbes plenas de geometrias e movimento... ver isto “só um bocadinho” desnivelado incomoda-me porque se percebe, para além de qualquer dúvida, que não foi intencional mas tão só descuido.

Por favor: nivelem ou desnivelem as vossas imagens, mas façam-no propositadamente.


By me

Sem comentários: