sábado, 9 de fevereiro de 2008

WPP again!


Dirão aqueles que me vêem lendo ao longo dos tempos: “Lá está ele outra vez!”

As categorias são várias: “Sport news”, “General news”, “People in the news”, “Sports action”, “Sports features”, Contemporary issues”, “Daily life”, “Portraits”, “Arts and entretainement”, “Nature”.
Todas elas estão divididas entre “fotografia isolada” e “história”.

Se prestarem atenção a todas elas verão, como eu, que a tónica dominante é “tragédia”, “violência”, “catástrofe”, “degradação”, “confronto”.

Aparentemente, estas são as tónicas dominantes da fotografia de imprensa, aquela que faz as capas e as páginas centrais, aquela que chama a atenção do público e que os editores fotográficos das jornais e revistas elegem como as melhores.
Tal como o World Press Photo.

Tenho para mim que há temas – e muitos – sobre os quais se pode escrever e ilustrar no quotidiano que não apenas os que cabem nestas categorias ou descrições.
Pela parte que me toca, vou procurando que ambas as facetas da vida a melhor e a pior – façam parte do que dela vou retractando com a câmara e com a caneta.
E, apesar de aqui vos deixar o link para as imagens premiadas, este ano e mais uma vez não farei parte das estatísticas dos que irão maravilhar-se com a estética dependente da desgraça alheia, numa qualquer exposição do país.
O meu voto negativo ao WPP por escolher maioritariamente este tipo de imagens!
AQUI O LINK


Texto: by me
Imagem: 1st prise WPP 2008

Sem comentários: