sábado, 14 de fevereiro de 2026

Punhos




Em tempos o fazer fotografia implicava apenas química, óptica e mecânica.

Com as evoluções óbvias, a introdução da energia elétrica veio melhorar e facilitar o processo. A medição de luz, o avanço da película, os sistemas de obturação...

E se alguns destes sistemas consomem pouca energia, outros são “devoradores”, implicando maiores fornecedores de eletricidade.

O que aqui se vê são diversos modelos de motores para avanço de película e fornecimento de energia. Sistemas adicionais à câmara, as mais das vezes vendidos em separado do conjunto básico.

Estão aqui representadas as câmaras MX, ME super, a série MZ e, no campo das digitais, a K50 e a K200D.

Os fabricantes, neste caso a Pentax, têm o cuidado de acautelar o guardar no adicional a tampa a retirar na câmara para que o sistema funcione. Estão todas, as visíveis, vazias menos uma. De uma Pentax MX.

Acontece isto porque fui retirar o motor da respectiva câmara pois está em uso, com um rolo ainda por terminar. Regresará ao seu local de origem.

Já quanto ao “grip” para a K200D está solitário aqui por casa. Comprei-o porque apareceu bem barato, apesar de não ter a câmara. Quando aparecer ao meu alcance logo a completarei.

 

Pentax K1 mkII, SMC Pentax-M macro 50 1:4


By me

Sem comentários: